Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina

Sandro Rodrigues entrega Medalha de Honra ao Mérito da ANAF para Claudemir Maffessoni

 Medalha de Honra ao Mérito premia os árbitros que participam de finais e homenageia jubilados por atingirem de 45 anos

28/11/2011 - O árbitro assistente Claudemir Maffessoni (SC-CBF1) recebeu neste domingo (27), a Medalha de Honra ao Mérito da ANAF. A comenda foi entregue momentos antes da partida entre Figueirense e Corinthians pelo presidente do Sinafesc (Sindicato dos Árbitros de Santa Catarina), Sandro Rodrigues. A partida que foi vencida pelo Corinthians por 1x0, foi válida pela 37ª rodada do campeonato brasileiro da Série A, Claudemir Maffessoni atuou nesta partida como 5º árbitro.

Em 2011, a ANAF criou a Medalha de Honra ao Mérito ANAF para premiar os árbitros que participam das finais dos diversos campeonatos brasileiros, bem como para homenagear os árbitros que por atingirem a idade limite de 45 anos e são jubilados de sua função (o chapecoense Maffessoni, completou 45 anos no ultimo dia 24 de novembro).

Claudemir Maffessoni é gaúcho de São Valentin, se destacou no cenário nacional com excelentes atuações. Cientista Econômico, funcionário público da Prefeitura de Chapecó (SC), é árbitro desde 1993. Foi jogador de futebol, defendendo a Chapecoense de Santa Catarina, quando sofreu uma grave contusão. Incentivado por Delmo Tadeu Fraga, ex-árbitro da CBF, ingressou na carreira de árbitro de futebol. Em 2003, foi Indicado pelo site Cartão Vermelho como revelação da arbitragem brasileira e eleito o árbitro assistente revelação da temporada através de enquete popular.

Disposto a iniciar a carreira do apito, Maffessoni ingressou no curso de árbitros em 1992 e em 1993 já atuava em sua primeira partida, Concórdia x Marcílio Dias. Rapidamente se destacou e em 1997 já trabalhava em sua primeira partida da Serie A do Brasileiro, Cruzeiro x Atlético Paranaense, no Mineirão. No mesmo ano, Maffessoni também estreou na Copa do Brasil, na partida Avaí x Figueirense.

Daí em diante, a carreira de Maffessoni deslanchou e ele participou de vários jogos importantes, dentre os quais destaca: Brasil x Chile, no ano de 2001, em Florianópolis, Juventude x Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil de 1999 e Fluminense x Corinthians, pela semifinal do Campeonato Brasileiro de 2002.

O primeiro jogo em que trabalhou com um árbitro FIFA foi Corinthians x Vasco, em 1999, apitado por Márcio Rezende, no Pacaembu. Ali nascia uma bela amizade e o companheirismo entre os dois. De 2001 a 2005, Maffessoni e Márcio Rezende foram escalados dezenas de vezes juntos em jogos por todo o Brasil. (Com informações e foto: ANAF)


Fechar