Jornada Técnica para os árbitros catarinenses do quadro nacional

jornada-tecnica01

Os 40 árbitros e árbitros assistentes do quadro catarinense de arbitragem, que integram também o quadro da Confederação Brasileira de Futebol, participam nesta 6ª feira (13) na sede da Federação Catarinense de Futebol de Futebol, em Balneário Camboriú, da Jornada Técnica da Comissão de Arbitragem da CA-CBF e da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol-ENAF/CBF para esclarecer as emedas às Regras do Jogo.

A Internacional Football Association Board – IFAB realizou a maior revisão nas Regras do Jogo dos últimos 130 anos. Quatorze das dezessete regras sofreram alterações no texto, mais de 10 mil palavras foram retiradas. O novo texto do livro das Regras do Jogo foi consolidado pela IFAB na Assembleia Geral do último dia 05 de março e passa a vigorar no Brasil já nos jogos do Campeonato Brasileiro das Séries A e B que iniciam no próximo final de semana e a partir da 3ª fase da Copa do Brasil 2016.

O Diretor Presidente da ENAF/CBF e instrutor FIFA/CBF Alício Pena Júnior foi designado para conduzir a Jornada Técnica em Santa Catarina. As atividades iniciaram às 9 horas da manhã, com análises de todos os trechos do Livro de Regras que sofreram alterações, através de exposição de material audiovisual elucidativo. Além dos vídeos e das análises em conjunto que transcorreram durante todo o dia, os árbitros também realizaram exercícios teóricos simulados.

jornada-tecnica02

A árbitra assistente FIFA, Neuza Inês Back, que representará a arbitragem brasileira nas Olimpíadas Rio 2016, pensa que as alterações irão contribuir para o melhor andamento das partidas, mas que é necessário um período de adaptação. – Acredito que em princípio vai ser difícil aplicar todas as modificações, pois são alterações significativas e toda mudança requer um período de adaptação. Mas elas surgiram para tornar o texto das regras melhor e mais objetivo.

Para o árbitro assistente Helton Nunes, recentemente promovido à categoria de Aspirante FIFA, as emedas às Regras do Jogo são interessantes. Realmente são muito interessantes as alterações do texto e são mudanças positivas para arbitragem. Precisaremos de mais atenção, mas no contexto geral as modificações vão ajudar nosso trabalho.

O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho encerrou o evento com um breve pronunciamento. – Muito obrigado ao Alício Pena Júnior por nos visitar e trazer com tanta precisão o conteúdo importantíssimo do novo texto das Regras do Jogo, é um amigo nosso, ex-árbitro FIFA do Estado e merece todo nosso respeito e agradecimento. Para vocês árbitros do quadro nacional desejo sorte e que sigam se empenhando, treinando firme e utilizando o livro de regras como uma segunda bíblia, boa sorte a todos!

A jornada técnica encerrou com o Presidente da FCF realizando a entrega dos escudos CBF 2016 aos árbitros e com a tradicional foto.

FCF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *