Árbitros compartilham experiência do uso do VAR na final catarinense

Bráulio Machado Foto: João Moretzsohn/CBF
Bráulio Machado
Foto: João Moretzsohn/CBF

Participantes do 2º Curso de Capacitação para Árbitros Assistentes de Vídeo (VAR), Rafael Traci e Bráulio Machado voltaram a demonstrar desenvoltura com o manuseio da nova tecnologia. E essa sintonia é antiga. Durante a final do Campeonato Catarinense 2018, a dupla fez parte da equipe de arbitragem que testou a nova ferramenta. Durante o período de treinamento, em Águas de Lindóia (SP), os dois compartilharam a experiência com os 14 companheiros de turma e aprimoraram os conhecimentos para a implementação do sistema nas Quartas de Final da Copa do Brasil 2018.

Além do confronto inédito entre Chapecoense e Figueirense, o Campeonato Catarinense entrou para a história como a primeira final com o uso do VAR no Brasil. Presentes nesse momento histórico, Bráulio Machado e Rafael Traci analisaram como a experiência contribuiu durante a semana de atividades no Eco Resort Oscar Inn. Na função de VAR responsável da decisão catarinense, Rafael Traci é um dos alunos que mais teve contato com a tecnologia em jogos oficiais. O árbitro atuou também no Gre-Nal 413, em março, como árbitro de vídeo.

– Tive duas oportunidades para trabalhar como árbitro de vídeo. É uma situação bem diferente da qual estamos acostumados, que é dentro de campo. O treinamento do ano passado aqui em Águas de Lindóia já deu um bom parâmetro para que pudéssemos atuar – destacou Traci em entrevista à CBFTV.

Apesar de não intervir diretamente nas partidas, Rafael Traci viveu a experiência do VAR com checagens silenciosas. Após as experiências, o árbitro da Federação Paranaense chegou à Águas de Lindóia (SP) com conselhos a dividir com os colegas de profissão.

– Aqui no curso a gente vai repassando essas experiências porque eu já vivi essa situação, e sei que, para quem não passou, é diferente. Por isso, a importância desse treinamento novamente. Você precisa manter um grau de tranquilidade no momento que precisa atuar. Precisamos estar preparados, trabalhar bastante a parte psicológica para esse tipo de situação nova que é o árbitro de vídeo.


Bráulio Machado, o árbitro em campo na finalíssima do Catarinense 2018, também avaliou o aprendizado adquirido durante a final. Ressaltou, ainda, a importância do curso para reforçar os ensinamentos.

– A gente com certeza vai sair desse curso ainda mais preparado, com o protocolo do VAR reforçado para que a gente possa utilizar a tecnologia na Copa do Brasil.

Organizado pela Comissão de Arbitragem da CBF, em parceria com a Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF), o treinamento é o segundo ciclo de aprimoramento do uso do VAR. Ao todo, 32 árbitros da elite do futebol brasileiro vão participar das atividades. O primeiro grupo encerrou os trabalho neste sábado (30). Já no domingo (1), última turma inicia os trabalhos e fica reunida até o dia 8 de julho.

Fonte: CBF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *