Diretor de arbitragem catarinense participa de oficina VAR na Conmebol

var01Foto oficial – Crédito: Conmebol

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), a primeira a implementar a tecnologia na arbitragem em seus torneios oficiais, realizou no final da semana passada (8 e 9), em Luque, no Paraguai, o segundo curso Oficina VAR CONMEBOL que foi destinado a diretores de competições e arbitragem das Associações Membro e membros do COL Copa América Brasil 2019.

O evento, que capacitou 55 árbitros além de diretores de competições e arbitragem das 10 Associações Membro da CONMEBOL, contou com a presença de Pierluigi Collina, presidente da Comissão de Arbitragem da FIFA e Lukas Brud, secretário-geral da IFAB, acompanhados pelo anfitrião, Alejandro Domínguez, presidente da CONMEBOL, juntamente com Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CONMEBOL.

var02Palestra Pierluigi Collina – Crédito Conmebol

A abertura oficial foi dada pelo Presidente da Conmebol Alejandro Domínguez.

“Bem-vindos à capital do futebol do mundo. É importante lembrar que foi a CONMEBOL a instituição que propôs o uso da tecnologia e é a primeira Confederação a implementá-la” – ressaltou o dirigente.

A arbitragem catarinense esteve representada no evento pelo o Diretor do Departamento de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol (FCF) Marco Antônio Martins.

De volta a Santa Catarina, Marco Antônio Martins comentou o aproveitamento no evento VAR.

“A oficina foi excelente, o VAR é uma realidade na arbitragem mundial e estamos buscando capacitação no mais alto escalão para posteriormente aprofundarmos o trabalho de atualização das regras do jogo junto ao quadro catarinense, seguindo sempre as diretrizes da IFAB” – comentou o dirigente na ultima terça-feira (11) ao site da FCF.

var03Marco Antonio Martins (FCF), Manoel Serapião (CBF), Lukas Brud (IFAB), Pierluigi Collina (FIFA) e Alicio Pena Junior (CBF) – Crédito: Arquivo Pessoal

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *