FCF realiza primeiro Seminário de Capacitação para Árbitros e Assistentes em Criciúma

SeminarioCapacitacao1Os diretores da FCF Lédio Daltoé e Marco Martins durante abertura do evento – Foto: Júlio Cancelier

Foi realizado, nos dias 21, 22 e 23 de março, em Criciúma, o primeiro Seminário de Capacitação para Árbitros e Assistentes organizado pela Federação Catarinense de Futebol, através do Departamento de Arbitragem, com apoio da Confederação Brasileira de Futebol. O evento contou com 47 inscritos da Região Sul. As próximas etapas acontecerão na Grande Florianópolis, Oeste, Vale do Itajaí e Norte, visando qualificar um total de 226 árbitros e assistentes em todo o estado.

A capacitação de árbitros e árbitros assistentes federados consta de apresentações teóricas e práticas, levando em conta as diretrizes emanadas da Escola Nacional de Arbitragem (ENAF). O conteúdo programático abrange palestras tendo como base o Livro de Regras 2018/19, contendo análise de videos, aplicação de vídeo-testes, avaliações teóricas e trabalhos práticos em campo.

O seminário foi aberto oficialmente às 19 horas no Tri Hotel, com a presença do diretor executivo da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Lédio Daltoé, do vice-presidente Sul, Emerson Lodetti, do diretor de Arbitragem, Marco Antônio Martins, e dos presidentes da Liga Atlética da Região Mineira (LARM), Guilherme Gomes e da Liga Imbitubense de Futebol (LIF), Julio Cesar Magalhães.

Falando em nome do presidente Rubens Angelotti, o diretor executivo da FCF salientou que a arbitragem é um dos pilares da atual administração.

“A profissão de árbitro é muito difícil. Tem menos de três segundos para tomar uma decisão. Por isso é preciso, através deste tipo de treinamento, dar ainda mais condições para que a equipe de arbitragem tenha muito mais subsídio para tomar a decisão correta” – comentou Lédio Daltoé.

O instrutor técnico e membro da Comissão de Arbitragem da FCF, Cantucho João Setubal, ministrou a primeira palestra da noite, falando sobre trabalho em equipe, controle de jogo, posicionamento, área penal e o que pode alterar o desenvolvimento normal de uma partida.

“O árbitro é uma liderança em campo. Muitas vezes um gesto é mais importante do que uma palavra. O árbitro deve mostrar que tem comando e autoridade. A linguagem corporal e a personalidade são muito importantes para um árbitro ter respeito em campo e conduzir bem uma partida” – orientou Cantucho.

SeminarioCapacitacao2Palestra sobre regra 11 com Erica Krauss – Foto: Júlio Cancelier

A regra 11, que trata da posição de impedimento e a marcação da irregularidade, foi o tema da segunda palestra. A instrutora Érica Gonçalves Krauss insistiu na necessidade da padronização na interpretação dos lances, oferecendo subsídios para um melhor trabalho em campo.

“Foco e determinação são absolutamente primordiais ao árbitro e ao assistentes. É preciso ter uma sintonia muito grande da equipe para que um possa ajudar o outro em momentos difíceis do jogo” – aconselhou Krauss.

Na sequencia, a instrutora aplicou um vídeo-teste sobre lances de jogo, com interação dos participantes.

O diretor do Departamento de Arbitragem da FCF, Marco Antônio Martins, destacou que a realização dos seminários em todas as regiões do estado contribuirá para padronizar os critérios utilizados pelos árbitros.

“Estamos utilizando o mesmo método da CBF e da FIFA. Para melhorar cada vez mais a qualidade dos nossos árbitros é preciso treinar, unificar os critérios, ou seja dar um padrão de excelência a nossa arbitragem” – disse o dirigente.

Ao final do seminário, todos os participantes que cumpriram a carga horária exigida receberam certificados de participação chancelados pela FCF, CBF e Sinafesc.

SeminarioCapacitacao3

Participantes do seminario –  Foto: Júlio Cancelier

Datas e locais dos seminários:
Região Sul – Criciúma: 21, 22, 23 de março
Região Grande Florianópolis – Florianópolis: 04, 05 e 06 de abril
Região Oeste – Chapecó: 02, 03 e 04 de maio
Região Vale do Itajaí – Balneário Camboriú: 09, 10 e 11 de maio
Região Norte – A definir

Com informações da assessoria de comunicação da FCF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *