Arbitragem catarinense realiza pré-temporada 2020

A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em parceria com o Sinafesc, realizou no último final de semana, dias 16, 17 e 18, a nona pré-temporada da arbitragem. O evento, que foi realizado no Complexo Esportivo do SESI, em Blumenau, recebeu 29 árbitros e 42 assistentes de todo o Estado para um período de treinamentos visando a qualificação e o aperfeiçoamento de seus árbitros e assistentes.

O grupo altamente qualificado conta com 4 árbitros internacionais (Bráulio da Silva Machado, Rafael Traci e Charly Wendy Straub Deretti) e 1 assistente (Kleber Lúcio Gil). O quadro conta ainda com 14 árbitros e 16 assistentes do quadro da CBF, além dos demais profissionais que trabalham em partidas locais.

O principal palestrante do evento, Leonardo Gaciba, Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, falou sobre a “Filosofia da Arbitragem Brasileira” e passou para os árbitros e assistentes o conhecimento que adquiriu em sua prestigiosa carreira.

“Traçar metas e objetivos é fundamental para alcançar sucesso na profissão de árbitro de futebol. Os objetivos são ambições maiores, como por exemplo chegar a FIFA ou apitar uma grande final. Para atingir tais objetivos, o árbitro precisa traçar metas e se dedicar muito” – disse Gaciba.

Foto FCF

Personagem importante no cenário nacional, Giuliano Bozzano (diretor-presidente da Escola Nacional de Arbitragem da CBF) foi um dos palestrantes compartilhando conhecimento e sua historia com os 71 participantes e demais presentes.

Além dos instrutores nacionais, o evento contou com palestras dos instrutores estaduais Marco Antônio Martins, Vayran da Silva Rosa e Cantucho João Setubal. Já a preparação e avaliação física ficou a cargo do professor Jolmerson de Carvalho e o Pilar Mental com a psicóloga Marion Gottardo. Também foi realizado avaliação do Estado Nutricional dos Árbitros de Futebol de SC integrantes do quadro da CBF que ficou a cargo da Dra. Fernanda Hansen – Professora do Departamento de Nutrição.

O presidente do Sinafesc, Johnny Barros, também participou do evento falando sobre a importância da atuação do sindicato junto aos árbitros.

O Sinafesc e o Departamento de Arbitragem homenagearam os dois integrantes do quadro catarinense que chegaram a FIFA. Charly Deretti e Rafael Traci com placas especiais pela conquista. Também foi celebrado o árbitro Leandro Messina Peroni, que encerrou a carreira e passou a atuar já na Pré-temporada como de arbitragem.

Novos FIFAs sendo homenageados (foto: FCF)

Marco Antônio Martins, Diretor do Departamento de Arbitragem, agradeceu ao presidente da FCF, Rubens Angelotti, pelo apoio a arbitragem catarinense e a CBF por colaborar com a presença de seus instrutores e todo o suporte a realização de mais uma Pré-temporada.

“Temos em Santa Catarina uma arbitragem de alto nível. No entanto, é preciso continuar investindo na qualificação e atualização para que o nosso quadro se mantenha entre os melhores do Brasil, como já é na atualidade” – disse Martins.

Veja abaixo mais imagens do evento.

Fotos FCF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *