Santa Catarina realiza curso online pioneiro para formação de árbitros de futebol

Com 98 alunos matriculados, começou no sábado, 1, o primeiro curso online de formação de árbitros de futebol promovido pela Escola Catarinense de Arbitragem, Sindicato dos Árbitros e Federação Catarinense de Futebol. As aulas são ministradas através da modalidade EAD e já começam nesta segunda-feira, 3, com o ensino da Regra 1 e Pilar Físico, a cargo dos professores Cantucho João Setubal e Jolmerson de Carvalho, ambos instrutores oficiais da CBF.

O curso foi aberto com uma reunião virtual dos alunos e professores através de videoconferência pelo Zoom. O diretor da Escola Catarinense de Arbitragem, Marco Antônio Martins, comemorou o sucesso da iniciativa que é considerada inédita na arbitragem brasileira. “Todas as vagas foram preenchidas. Muitos interessados ficaram de fora, pois decidimos limitar o acesso para garantir a qualidade do curso”, destacou Martins.

“Estamos com alunos de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Serão quatro meses de muitas atividades, tanto na modalidade de ensino a distância como em encontros presenciais”, enalteceu Cantucho. “Este curso é pioneiro no Brasil. Vocês terão as melhores instruções disponíveis no pais. Pessoas gabaritadas, com conhecimento total das regras. Um novo ciclo que inicia na vida de vocês”, completou Johnny Barros, presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina (Sinafesc).

Na primeira atividade do curso, os participantes acompanharam uma palestra do árbitro FIFA de Santa Catarina, Braulio da Silva Machado. Ele conversou sobre o árbitro moderno e deu dicas de como administrar a carreira. “O sonho de ser árbitro vai depender de suas escolhas. O que vocês escolherem vai remeter ao que vai acontecer lá na frente. Importante é buscar os melhores caminhos, sem atalhos, para alcançar uma carreira integra e duradoura”, disse Braulio.

O presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti, salientou que a profissão de árbitro de futebol hoje é reconhecida. “A arbitragem de Santa Catarina é de vanguarda. A FCF, junto com o Sinafesc, trabalha para formar bons árbitros, inclusive FIFA, que estão atuando mundo a fora. Tenham confiança no curso que a FCF apoia. Estamos aqui aguardando vocês, como futuros árbitros da Federação”, anunciou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *