ESCOLA CATARINENSE DE ARBITRAGEM FORMA 75 NOVOS ÁRBITROS EM PARCERIA COM A FCF E SINAFESC

Entregando o que foi anunciado no início do ano passado, a Escola Catarinense de Arbitragem, em parceria com a Federação Catarinense de Futebol (FCF) e Sindicato dos Árbitros de Santa Catarina (Sinafesc), concluiu o primeiro curso de formação de árbitros realizado através do ensino à distância.

A formatura dos novos árbitros e árbitras aconteceu durante a 20ª Edição do Seminário da Arbitragem Catarinense, no último dia 2 de julho em Balneário Camboriú.

O primeiro curso de árbitros on-line formou 75 novos árbitros a árbitras, dos seguintes estados: Santa Catarina (55), Paraná (16) e Rio Grande do Sul (4). Do total de inscritos que chegou a 97, nove pertencem ao quadro feminino. O curso também oportunizou a formação ao jovem Diego da Silva Rodrigues, que recebeu uma bolsa, oferecida através de parceria com o projeto social DBAF, para jovens de baixa renda.

Curso 2021

Diante da experiência e dos bons resultados obtidos na realização do primeiro curso, a Escola Catarinense de Arbitragem abriu no início deste ano as inscrições para a turma 2021. O segundo curso mantem as mesma características da edição pioneira e já está no 13º módulo, preparando-se para a conclusão. A finalização do curso deve ocorrer nas próximas semanas, habilitando os alunos para os testes finais.

Curso 2022

A equipe de conteúdo da Escola Catarinense de Arbitragem já está trabalhando no lançamento da terceira edição do curso de formação de árbitros, cuja abertura das inscrições deverá ocorrer ainda no segundo semestre de 2021. O diferencial deste curso será a introdução de tópicos especiais utilizado a Realidade Virtual. Através de óculos tridimensionais, os alunos participarão de experiências imersas como se estivessem no campo de jogo, observando o gestual, postura e aplicação das regras pelos árbitros e assistentes.

Seminário

Realizado pelo Sinafesc, o 20º Seminário da Arbitragem Catarinense contou com a presença do presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, presidentes de Ligas Não Profissionais e demais autoridades.

Na ocasião foram prestadas homenagens a baluartes do esporte catarinense e ex-árbitros. Receberam condecorações as seguintes personalidades: Nilso Berlanda, Fernando Lopes David, Egídio Beckauser, Sandro Rodrigues, Diego Leonel Felix, Paulo Neri Steffens e Oscar Archer.

Também foram realizadas uma série de palestras com profissionais renomados, como o presidente da ENAF/CBF, Giulliano Bozzano, o instrutor Fifa, Emerson Sobral, o os instrutores certificados Fifa, Cantucho João Setubal e Vayran da Silva Rosa, a psicóloga Maryon Gotardo dos Santos, o instrutor físico Jolmerson de Carvalho, o presidente do Sinafesc, Johnny Barros de Oliveira e o diretor do Departamento de Arbitragem da FCF, Marco Antônio Martins.

Pré-Temporada Série B

Nos mesmos moldes do que é oferecido aos árbitros da primeira divisão, foi realizada entre os dias 28 de junho a 2 de julho a pré-temporada de arbitragem do Campeonato Catarinense da Série B 2021.

Depois de uma série de atividades on-line de segunda até quarta-feira, os árbitros e assistentes foram para o campo para atividades físicas e técnicas, com ritmo bastante elevado, no Complexo Esportivo do Sesi Blumenau. Antes do treinamento, todos os envolvidos foram testados para Covid-19 e o resultado foi negativo para todos.

Os trabalhos promovidos pelo Departamento de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol (FCF) fazem parte do convênio com a Fepese, instituição que também é parceira da FCF Academy. Após o trabalho de campo, ocorreram palestras com Giuliano Bozzano, que falou sobre trabalho em equipe e controle de jogo, Vayran da Silva, sobre o uso de mãos e braços nas partidas e o encerramento foi com Emerson Sobral.

Veja as fotos:

Seminário da Arbitragem

Vídeo Pré-temporada:

https://fb.watch/v/1PLaULKNX/

Vídeo Seminário:

https://youtu.be/hFwij5orMIQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *