Clássico em Florianópolis encerra carreira de Marco Martins e Claudemir Mafessoni

102/12/2011 – O apito final do clássico Catarinense entre Avaí e Figueirense pela ultima rodada do Campeonato Brasileiro de 2011 que será disputado no Ressacada em Florianópolis, também será o final da carreira dos assistentes Marco Antonio Martins e Claudemir Mafessoni, os dois com longo tempo na arbitragem Catarinense e Nacional.

Marco Antônio Martins – Nascido em Florianópolis no dia 23/11/1966, encerra a carreira de 15 anos na Federação Catarinense e 10 anos na CBF. Dentre Federação Catarinense, jogos de Liga amadora e CBF, Martins deve ter realizado perto de 1.000 jogos.

Em reconhecimento a este currículo e ao trabalho desenvolvido à frente da ANAF (Martins é o atual presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol), recebeu da Comissão de Arbitragem da CBF em 2011 um diploma de honra ao mérito, no encontro nacional da arbitragem levado a efeito no Centro de Treinamentos “Almirante Heleno Nunes”, em Teresópolis.

Formado árbitro em 1995 na Federação Catarinense de Futebol, o ex-jogador de futebol amador e de seleção universitária, optou pela arbitragem quando devido a uma fratura na tíbia em 1992 ficou impedido de praticar o seu esporte favorito. O seu primeiro jogo no futebol profissional foi Brusque e Marcilio Dias em 1996, pela segunda divisão de Santa Catarina.

Marco Antonio Martins é casado com a senhora Roselene Martins, pai de duas filhas, Coordenador administrativo do Centro de Ciências Jurídicas na Universidade Federal de Santa Catarina e presidente licenciado do Sinafesc-Sindicato dos árbitros de Santa Catarina. Durante algum tempo foi árbitro central, mas a oportunidade de voltar a trabalhar em grandes jogos, um vez que já tinha uma carreira de assistente já consolidada antes de mudar para árbitro, o fez direcional a carreira para a função de assistente.

Marco iniciou na atividade sindical, dentro da arbitragem, aproximadamente no ano de 2000, como tesoureiro do sindicato de Santa Catarina. Logo após foi convidado a participar do conselho fiscal da ANAF, onde ficou por duas administrações na gestão do Márcio Rezende Freitas (2000 a 2004).

Em 2004 ele assumiu a presidência do Sindicato do árbitros de Futebol de Santa Catarina. Em 2007, ele foi eleito e nomeado judicialmente para presidir a Junta Governativa que realizou as eleições da ANAF e em julho deste ano se tornou presidente da ANAF em eleição como único candidato.

Claudemir Maffessoni é gaúcho de São Valentin, nasceu no dia 24 de Novembro de 1966. Se destacou no cenário nacional com excelentes atuações. Cientista Econômico, funcionário público da Prefeitura de Chapecó (SC), é árbitro desde 1993. Foi jogador de futebol, defendendo a Chapecoense de Santa Catarina, quando sofreu uma grave contusão. Incentivado por Delmo Tadeu Fraga, ex-árbitro da CBF, ingressou na carreira de árbitro de futebol. Em 2003, foi Indicado pelo site Cartão Vermelho como revelação da arbitragem brasileira e eleito o árbitro assistente revelação da temporada através de enquete popular.

Disposto a iniciar a carreira do apito, Maffessoni ingressou no curso de árbitros em 1992 e em 1993 já atuava em sua primeira partida, Concórdia x Marcílio Dias. Rapidamente se destacou e em 1997 já trabalhava em sua primeira partida da Serie A do Brasileiro, Cruzeiro x Atlético Paranaense, no Mineirão. No mesmo ano, Maffessoni também estreou na Copa do Brasil, na partida Avaí x Figueirense (curiosamente será sua ultima partida).

Daí em diante, a carreira de Maffessoni deslanchou e ele participou de vários jogos importantes, dentre os quais destaca: Brasil x Chile, no ano de 2001, em Florianópolis, Juventude x Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil de 1999 e Fluminense x Corinthians, pela semifinal do Campeonato Brasileiro de 2002.

O primeiro jogo em que trabalhou com um árbitro FIFA foi Corinthians x Vasco, em 1999, apitado por Márcio Rezende, no Pacaembu. Ali nascia uma bela amizade e o companheirismo entre os dois. De 2001 a 2005, Maffessoni e Márcio Rezende foram escalados dezenas de vezes juntos em jogos por todo o Brasil.

O Sinafesc parabeniza Marco Antonio Martins e Claudemir Mafessoni pelo conjunto da obra e por terem representado dignamente a arbitragem Catarinense em vários campos do país.

Obs. Curiosamente a partida também marca o fim da carreira do árbitro Paulista Cleber Wellington Abade. Abade apitou mais de cem partidas da Série A do Brasileiro, nunca foi do quadro da Fifa, mas sempre esteve entre os principais árbitros de São Paulo durante os 14 anos em que atuou na arbitragem. (Com informações ANAF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *