Sinafesc realiza Seminário de Arbitragem com sucesso

02O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina (Sinafesc) em parceria com a Federação Catarinense de Futebol (FCF) realizou no ultimo final de semana, dias 27 e 28, o XV Seminário da Arbitragem Catarinense. O evento foi realizado no auditório do Hotel Kennedy localizado em São José, município da região metropolitana de Florianópolis.

O evento contou com a presença de aproximadamente 160 árbitros e várias autoridades do esporte, entre elas Marcos Cabral Marinho (Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF) Alicio Pena Junior (ex-árbitro FIFA e atual Vice-presidente da CA-CBF), Murilo Falcão (Diretor de Competições da Federação Pernambucana de Futebol), Marco Antônio Martins (Presidente do Sinafesc e da ANAF), Luciano Hostins (Sub-procurador do STJD) entre outros.

Sexta-feira

O evento que teve Johnny Barros como mestre de cerimonia, teve sua abertura oficial ás 16:30hs da sexta-feira (27) que foi seguida da palestra “Como podemos melhorar a Arbitragem no Futebol Brasileiro” de Marcos Cabral Marinho.

Abaixo galeria com imagens do evento

Fotos: Marçal

As 20hs foi realizada uma nova cerimonia, desta vez de diplomação dos formandos do Curso de Arbitragem da Escola Catarinense de Arbitragem Gilberto Nahas. Quarenta e quatro novos árbitros foram formados em três polos em locais estratégicos do Estado que adotaram Delfim Pádua Peixoto Filho como nome das três turmas em homenagem ao ex-presidente da Federação Catarinense de Futebol, falecido no final de 2016, vitima de acidente aéreo que vitimou também a delegação da Chapecoense.

Cada turma também nomeou seu paraninfo assim determinados: Carlos Berckenbrock (Polo Balneário Camboriú), Vayran da Silva Rosa (Polo Florianópolis) e Bráulio da Silva Machado (Polo Tubarão). Eles merecidamente foram homenageados pelos alunos de cada turma.

Os formandos Vinicius Wolff dos Santos Martinelli (Polo Florianópolis), Marcelo Padilha Rocha (Polo Tubarão) e Charly Wend Straub Deretti (Polo Balneário Camboriú), foram agraciados com o diploma de mérito por obterem, cada um em seu respectivo polo, melhor rendimento acadêmico durante o curso. Eles receberam as homenagens das mãos de Marco Antônio Martins, Diretor da Escola Gilberto Nahas.

Os formandos Mayck Spindula Costa (Tubarão), Gustavo Bagio Ratti (Camboriú), Vinicius Wolff dos Santos Martinelli e Gumar Nunes de Abreu Welsch (Florianópolis) foram homenageados pelos colegas como “Amigo da turma”.

Abaixo galeria com imagens da formatura

Fotos: Marçal

Homenagens

Foi apresentado vídeo homenageando Delfim Pádua Peixoto Filho, ex-presidente da FCF e Valmir Fraga, fiscal da FCF, pela historia de cada um no futebol, pelo apoio a arbitragem e pela dedicação incondicional de ambos ao futebol catarinense. A assistente Maíra Americano Labes, sobrinha de Delfim, e Evaldo Fraga, filho de Valmir, receberam o troféu “Valmir Fraga” das mãos de Marco Martins, presidente do Sinafesc.

O também fiscal da FCF, Carlos Roberto Carvalho Brígido e o jornalista Polidoro Júnior receberam o troféu Valmir Fraga pelo apoio a arbitragem.

Abaixo galeria com imagens das homenagens

Fotos: Marçal

Uniformes

Durante o seminário foi apresentado os uniformes da marca Embratex (Abaixo) que serão usados pelos árbitros na temporada 2017

22a

Foto: Marçal

As 22hs o jantar livre encerrou as atividades do dia.

Sábado

As atividades foram retomadas às 9hs do sábado (28) com palestra do instrutor físico Jolmerson de Carvalho que falou sobre pré-temporada e teste físico FIFA. Logo após o intervalo foi à vez de Alicio Pena Junior dar sua palestra “Arbitragem de Futebol atual”.

Após o almoço, os trabalhos foram retomados com a palestra “Processo Desportivo” com o palestrante Wagner Rosa, ex-árbitro CBF e atual diretor jurídico da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF). Logo depois foi a vez do procurador geral do TJD-SC, Márcio César Bertoncini proferir a palestra “O árbitro e o TJD”.

Logo depois de intervalo foi à vez da comissão estadual de arbitragem, representada pelo seu presidente Sandro Mattos, pelo vice Vayran Rosa e pelos membros Fernando Lopes e Jailson Cardoso, passarem as diretrizes e recomendações que deverão ser seguidas pelos árbitros durante esta temporada. Em seguida, a palestra “Trabalho em equipe” proferida pelo instrutor CBF Vairan Rosa encerrou os trabalhos do 15º seminário.

Encerrando o evento, o presidente do Sinafesc, Marco Antônio Martins, agradeceu a presença de todos que participaram do evento, colocou o sindicato e seus representantes a disposição dos árbitros desejando uma ótima temporada para todos.

Abaixo galeria com imagens da Staff do evento

Fotos: Marçal
 Veja videos do evento
Video 1   –   Video 2   –   Video 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *