Sinafesc promove 13º Seminário da Arbitragem Catarinense

Curso deve contar com palestrantes como o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Corrêa, instrutores FIFA e membros de comissões de arbitragem de Santa Catarina e outros estados01

Com apoio da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Associação de Clubes, Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) e Prefeitura de São José, o Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina (Sinafesc) promove nos dias 23 e 24 de janeiro o 13º Seminário Catarinense da Arbitragem de Futebol.

O evento voltado à qualificação dos árbitros e assistentes que atuarão nas competições em 2015 será aberto oficialmente às 20h30 de sexta-feira, dia 23, no Hotel Kennedy Executive, no Bairro Kobrasol, em São José.

Palestrantes como o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Corrêa, instrutores FIFA e membros de comissões de arbitragem de Santa Catarina e outros estados atualizarão os árbitros sobre a aplicação e interpretação das regras oficiais do futebol, situações de jogo e aspectos éticos, psicológicos, físicos, que a função requer.

Durante o seminário, haverá a entrega dos diplomas aos novos árbitros catarinenses, formados pela Escola Catarinense de Arbitragem Gilberto Nahas. O curso teve duração de quatro meses e as aulas aconteceram nos polos de Balneário Camboriu e Criciúma, com alunos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

O presidente do Sinafesc, Marco Antônio Martins, lembrou que as parcerias com a Federação, Comissão de Arbitragem e demais entidades ligadas ao futebol catarinense são importantes para viabilizar as atividades preparatórias da temporada. “O nosso objetivo é fortalecer a unidade e trabalhar para que tenhamos em 2015 uma arbitragem valorizada e bem preparada”, frisou Martins. Ainda durante o seminário serão apresentados os uniformes da arbitragem de Santa Catarina, com um novo design e novos patrocinadores.

O 12º Seminário Catarinense da Arbitragem de Futebol realizado no ano passado foi considerado pelos participantes e pela organização como o melhor da história do sindicato, pelo elevado número de inscritos (cerca de 200 árbitros e assistentes) e pela qualidade das palestras.

Testes físicos e teóricos

02

As atividades da arbitragem catarinense começaram no último final de semana, com os testes físicos e teóricos na cidade de Itajai. No sábado foram aplicadas as avaliações e testes para os árbitros assistentes e no domingo os testes para os árbitros, seguidos das avaliações teóricas. A expectativa da Comissão de Arbitragem da FCF é que este tenha sido um dos testes com menor índice de reprovação.

Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, os árbitros e assistentes que atuarão no Campeonato Catarinense 2015 foram convocados para novas atividades técnica e física, em Nova Veneza, no sul do estado. Trata-se da pré-temporada da arbitragem catarinense, que é realizada com o incentivo do presidente da FCF, Delfim de Pádua Peixoto Filho, como forma de deixar a arbitragem em perfeitas condições para iniciar seus trabalhos no retorno do calendário de competições oficiais.

Veja abaixo a programação do evento.

programação

Colaboração: Júlio Cancellier

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *