Sinafesc realiza com grande sucesso o 13º seminário da arbitragem catarinense

02Neste final de semana, dias 23 e 24 de janeiro, foi realizado o 13º simpósio da arbitragem catarinense. O evento que foi patrocinado pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina (Sinafesc) com apoio da Federação Catarinense de Futebol, foi realizado no Kennedy Executive Hotel localizado no bairro Kobrasol em São José-SC.

O evento contou com a presença de importantes dirigentes da arbitragem, instrutores da CBF, políticos e convidados. Entre eles Delfim de Pádua Peixoto, Presidente da Federação Catarinense de Futebol, José Natal, Vice –Prefeito de São José, Sérgio Corrêa da Silva e Nilson de Souza Monção, Presidente e vice da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, Arthur Alves Junior, Presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo, Roberto Perassi, instrutor CBF, Almir Alves de Melo, secretário geral da ANAF e Wagner Rosa, assessor da presidência da ANAF.

Sexta-feira

O seminário teve início às 12hs da sexta-feira com o credenciamento dos árbitros. Logo em seguida os trabalhos foram iniciados com a palavra do presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina (Sinafesc), Marco Antônio Martins, que agradeceu a presença e deu boas vindas a todos.

Com aproximadamente 170 árbitros e assistentes presentes no salão de eventos do hotel, o vice-presidente da CA-CBF Nilson Monção ministrou palestra onde abordou os fatores que contribuem para o erro fatal ou não. Monção falou dos riscos de erros na aviação traçando um paralelo com a arbitragem mostrando vídeos de acontecimentos onde mostra que estatisticamente diversos fatores contribuem para que erros fatais aconteçam seja ele por falha de equipamentos ou por falha humana. Logo em seguida foi realizada palestra de Roberto Perassi (tocar a bola com a mão) e Arthur Alves Junior (profissionalização da arbitragem).

Em seguida ocorreu a entrega de diplomas para os novos árbitros formados pela Escola de Arbitragem Gilberto Nahas em parceria com a Federação Catarinense de Futebol. Após o juramento dos alunos, os vinte e seis novos árbitros receberam seus diplomas das mãos de Vayran Rosa, Jolmerson de Carvalho, Eberval Lodetti, Marco Martins, Delfim Peixoto, Bráulio Machado.

07

Em seguida foram apresentados os uniformes que serão utilizados pelos árbitros nesta temporada. Camisas da marca Pieri Sports nas cores amarelo, azul e preta com calções e meiões pretos e patrocínios da Koerich (barriga), Tim e Multisson nos ombros e Senac idiomas nas mangas (foto abaixo).

06

Logo depois foi a vez dos árbitros jubilados no ano passado serem homenageados. Paulo Henrique de Godoy Bezerra recebeu medalha e placa do seu pai, o ex-árbitro José Carlos Bezerra. Também presente sua mãe Ione, a esposa Elvira e os filhos Caio e Taís. Já Jefferson Schmidt, recebeu a medalha e placa das mãos de sua esposa Elvira acompanhada dos dois filhos do casal, Laís e Konrado. Angelo Rudimar Bechi recebeu a medalha e placa comemorativa das mãos de sua esposa Eliete. O árbitro Edmundo Alves do Nascimento que também jubilou no final do ano passado, não compareceu. Em seguida foram apresentados vídeos com histórico na arbitragem e depoimentos de familiares e amigos homenageando os jubilados (veja video abaixo).

As 20:30hs aconteceu a cerimônia de abertura do evento com a presença de Delfim Peixoto, Marco Antônio Martins, Nilson Monção, José Natal, Vayran Rosa, entre outros. José Natal, vice-prefeito de São José deu as boas vindas a todos, agradeceu por ter recebido o evento e pediu que os próximos também sejam realizados no município que não mediara esforços para ter o privilegio de receber os árbitros. Em seu discurso, o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto, parabenizou os novos árbitros e o Sinafesc pelo evento e disse que seumaior desgosto foi não ter sido árbitro de futebol.

08

Logo em seguida, Sérgio Corrêa deu palestra onde abordou atualidade e tendências para o futuro da arbitragem. Corrêa apresentou gráficos que aponta Santa Catarina como a sexta federação em média de escalas nacional entre os anos de 2007 e 2014.

Sábado

As 9hs ocorreu palestra do Dr. Mario Bertoncini, membro do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC). Em seguida, Heber Roberto Lopes – FIFA-SC – falou sobre como deve ser o planejamento da equipe de arbitragem desde o momento que ela recebe a informação da escala até a saída dos estádio pós jogo. Heber também falou de suas experiências dentro de campo e de fatores extra campo que contribuem ou não para um bom trabalho de equipe durante uma partida de futebol.

“Somos poucos porque somos diferentes”. Heber Roberto Lopes.

11

O instrutor CBF Roberto Perassi teve sua segunda participação no evento, desta vez falando sobre regra 11 e seus conceitos. Perassi apresentou uma série de vídeos e interagiu com os presentes sobre suas complexidades e dificuldades apresentada para os árbitros.

Após almoço, Junior Moresco, diretor da FCF, acompanhado de Rafael deram palestra sobre sumula das partidas. Segundo Moresco, em todas as partidas da FCF será adotada sumula eletrônica. Com a presença dos membros da Comissão de Arbitragem da FCF (Luiz Carlos Espindola, Fernando Lopez, Vayran da Silva Rosa) e Jolmerson de Carvalho – Instrutor Físico – Certificado FIFA, Junior Morescoelogiou o desempenho nos testes fiscos e falou das dificuldades apresentadas pelos árbitros neste inicio de ano, principalmente nos testes teóricos.

Em seguida, Jolmerson de Carvalho, instrutor físico da FCF falou dos trabalhos realizados até aqui, da evolução do quadro físico que ainda esta aquém do esperado e das atividades que serão realizadas durante a temporada.

As 18hs o presidente do Sinafesc Marco Antônio Martins disse ter ficado muito feliz por ter mais uma vez reunido todo o quadro catarinense sem nenhum incidente e que o principal objetivo que era qualificar os árbitros e assistentes que atuarão nas competições em 2015 foi alcançado com sucesso. Martins agradeceu a presença de todos, agradeceu aos patrocinadores, a prefeitura de São José, o apoio da FCF assim como a participações dos instrutores e palestrantes do evento e encerrou oficialmente o 13º congresso da arbitragem catarinense.

12

Veja fotos do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *